sábado, 2 de julho de 2016

PROVÉRBIOS DE SALOMÃO CAPÍTULO 1 - EM BUSCA DA SABEDORIA.

O Livro Provérbios de Salomão tem 31 capítulos, e os meses tem 31 dias, alternando com meses que tem 30 dias. 

Há algum tempo leio diariamente o capítulo do dia do Livro Provérbios de Salomão, e humildemente, gostaria de compartilhar alguns pensamentos e algo que profundamente busco com todo anseio de minha alma. 

Espero que a Benção de Deus alcance todos aqueles que lerem. 

Dia 01 – Capítulo 01. 

Salomão nasceu por volta de 974 a.C. e foi o sucessor de Davi, um Rei que marcou uma época. Um Rei que inspira a todos com suas atitudes de ter sido  um homem segundo o coração de Deus. Olha o desafio de Salomão... Com 12 (doze) anos de idade se tornou o Rei de Israel. A nação que sem dúvida é o relógio de Deus para terra. Que desafio heim! 

No luto do pai, Salomão ainda uma criança não sabia o que fazer diante de tamanho desafio. Ele não teria tempo para infância e muito menos para as crises da adolescência. Diante da situação, Salomão recorreu Àquele que é o Único e Absoluto em nossas vidas. O que realmente está acima dos egos, vontades, tagarelices e egos inflados humanos, O DEUS DE ISRAEL. Deus em sua Soberania absoluta apareceu a Salomão em sonhos à noite e perguntou o que ele queria (I Reis 3: 9; II Crônicas 1:10) e Salomão pediu a Deus SABEDORIA. 

Não há como negar, todos os Reis que já se passaram por este planeta azul sabem que Salomão foi o homem mais sábio que já existiu, e irei discorrer sobre os ensinamentos de Salomão descrito no Livro de Provérbios. O convido não apenas ler o meu texto, mas diariamente ao ler o meu texto, em seguida Ler o Capítulo do dia do Livro de Provérbios. As mudanças irão acontecer. Todas as mudanças verdadeiras e transformadoras na vida do ser humano ocorre de dentro para fora e ecoam pela eternidade. O desafio está lançado. 

No capítulo primeiro de Provérbios é notório segundo Salomão que a dedicação ao exame minucioso e profundo deste Livro leva a Sabedoria, Instrução, Prudência, Entendimento, Justiça, Juízo e Equidade. 

Para quem foi escrito o Livro Provérbios de Salomão? Segundo o capítulo primeiro para todos aqueles que querem conhecer a sabedoria, a instrução, a prudência, o entendimento, a justiça, o juízo e a equidade. Para dar aos simples prudência. Ressalto que Salomão chama de simples não pessoas que tem uma vida simples, mas pessoas que são insensatas, que não refletem sobre as situações da vida.  

Provérbios também é para “sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o instruído adquirir sábios conselhos”, ou seja, Provérbios é para todos que querem aprender a aprender sempre. O capítulo um nos leva a refletir o quanto é importante termos nossos valores definidos e zelarmos prudentemente por estes valores. Podemos ver este ensinamento de Salomão nos versículos 7 a 9. 

É maravilhoso vermos também a Terceira Lei de Newton aplicada ao comportamento humano em um espectro claro e transparente nos versículos 17, 18, 19 e 31. Ou seja ação e reação, causa e efeito. Porém vale destacar que o cerne da beleza que rege a Lei da ação e reação ou Lei da causa e efeito está escrito em Deuteronômio capítulo 30 versículos 15 e 19, onde Deus institui o Lei do Livre Arbítrio e orienta o ser humano a escolher os caminhos excelente para que tenha resultados excelentes. 

Ainda neste universo de Provérbios, podemos saber que existe a Lei da Atração no versículo 27. Diante  deste universo do capítulo primeiro o que podemos fazer?

1. Reconhecer que precisamos de sabedoria todos os dias. 
2. Estarmos sempre dispostos a aprender a aprender. 
3. Termos claramente os nossos valores definidos em escala de prioridade  e de fato sermos fiel a eles.
4. Sabermos que nossas ações irão inferir em nossos resultados. Agirmos de acordo com os resultados que esperamos ter. 
5. Buscar incansavelmente a presença de Deus. 

“Eis que abundantemente derramarei sobre vós meu espírito e vos farei saber minhas palavras”.

by Fábia Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário