quinta-feira, 27 de junho de 2013

Que País é este? Que País é este?

Renato Russo, que fazia parte do Legião Urbana, no refrão da música QUE PAÍS É ESTE?, Insistia em perguntar por três vezes... quatro vezes. Isto foi em 1987.
Creio que se Renato Russo fosse vivo e tivesse escrito esta música hoje... A pergunta se repetiria e ecoaria pela eternidade... QUE PAÍS É ESTE?
Em um cenário otimista, 50 bilhões de reais são “perdidos” no país com corrupção. Estes dados não foram inventados por mim. Trata-se de uma nobre pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Nos últimos  anos, a Presidente Dilma Rouseff  vem se debatendo com uma sucessão de escândalos envolvendo membros do governo, base aliadada e seus subalternos. Importação de médicos cubanos, foco na copa das confederações, desvios de dinheiro público.
O brasileiro, seja ele estatutário ou celetista tem uma carga horária de 40 a 44 horas semanais. Você já parou para analisar qual é a carga horária do seu deputado ou do seu senador? Eles deveriam cumprir horários como os demais brasileiros.
Não podemos nos calar em um país com enormes carências que vão da educação, saúde, saneamento básico, aeroportos, portos, estradas.
O desvio do dinheiro público para a corrupção é mais grave do que o atentado às Torres Gêmeas nos Estados Unidos, guerra do vietnã e várias catástrofes da natureza. Sabemos que lá morreram milhares de pessoas. Porém aqui, são centenas de milhares que estão morrendo à míngua por falta de saneamento básico, hospitais públicos descentes, acidentes em estradas. Sem contar, quantos estão condenados à uma vida marginalizada porque não temos ênfase nas escolas. Quer tirar uma dúvida... Dê uma olhada para o currículo de alguns parlamentares. Que vergonha!
Ainda assim, como consultora empresarial e auditora, tenho que lembrar que o dinheiro da corrupção é fruto de uma carga tributária altíssima que sacrifica empresários e cidadãos. Em minha ousadia convidaria todos empresários a pararem de pagar impostos até que o governo faça alguma coisa pela nossa classe.
Cada centavo de imposto desviado é prejuízo para o contribuinte porque ele deixa de receber em forma de serviços que deveriam estar sendo prestados.
A corrupção está espalhada por todos os órgãos e está na célula mater do atraso brasileiro.
Caso me permitam, vou recitar trecho da letra de Renato Russo aplicada ao ano 1987.
Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?


by Fábia Braga.

7 comentários:

  1. Pura verdade, contudo meu receio é que dada a falta de organização em cima do modal de apresentação das reivindicações, tudo não seja canalizado para um vácuo e daí não teremos as mudanças que de fato o país necessita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Valter, como coaching e observadora do comportamento humano, entendo que as mudanças não ocorrem a partir das reivindicações. A mudança deve ser comportamental. Deve iniciar dentro de cada um. Isso irá refletir nos momentos eleitorais. Se em essência ocorresse estas mudanças. Teríamos candidatos melhores, concientes, humanos, e não pessoas com máscaras em busca de um benefício próprio. Da mesma forma, os eleitores não deixariam se levar pelas promessas... beijo no coração.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Caro Valter,

    Se permite minha humilde opinião, mesmo com protestos que acabaram com uma baderna generalizada creio que o resultado da indignação popular se refletiu em pesquisa divulgada hoje indicando que a popularidade de Dilma Rousseff caiu drasticamente para 30%. E imagino que não vai ficar só nisso. Só o fato de a população ter saído às ruas em protesto fez com que aqueles mais acomodados (inclui bolsistas) acordassem diante da aberração política que vive o Brasil. Não fossem os protestos o PT se perpetuaria no poder, agora o Brasil tem a oportunidade de renovação política o que faz bem pra democracia.

    Ismael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ismael, precisamos de renovação. Creio que a mesma somente irá ocorrer quando houver uma mudança consciente em cada um de nós. Tanto para os "candidatos" como para os eleitores. Consciência de pensar como humanidade e não como indivíduo. Beijos no coração.

      Excluir
  4. Bela citação, a de "Que país é este?"
    Concordo contigo sobre a corrupção, se não dermos cabo dela, uma nação regrada pela justiça não se faz e justiça é um direito de todos. Então me permito fazer uma pergunta, cadê a minha justiça e a sua, aquela ditada na Constituição?

    ResponderExcluir
  5. Cara Valéria, a Constituição, em alguns dos seus artigos, tornou-se algo em desuso. A reforma em nosso país é fundamental. Mas qualquer reforma somente trará êxito se houver uma conciência em cada um de nós. Beijos no coração.

    ResponderExcluir