quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Analogia empresarial: Guepardo.

Um estudo publicado pela revista Nature sobre os Guepardos muito tem haver com a vida empresarial. O estudo observou guepardos da reserva de Botswana, no Sul da África. O estudo nos fornece uma boa analogia para o mundo empresarial ou selva empresarial.
O guepardo (ou chita) é o animal terrestre mais rápido do mundo, atinge até 100 km/h. Porém o que nos chama a atenção que não é essa a sua principal vantagem competitiva que lhe concede a notoriedade de um excelente predador.

No estudo, foi documentado durante seis a nove meses, as caçadas de 367 guepardos. Para fazer isso, desenvolveram durante dez anos uma coleira que funciona com energia solar e é capaz de registrar direção, aceleração e velocidade do animal.

A conclusão foi que o guepardo depende muito mais de sua habilidade de manobrar e mudar de velocidade do que da rapidez em si. “Os guepardos não correm tanto quando estão caçando”, disse Wilson ao jornal The New York Times. O que fazem de mais impressionante é mudar de direção, frear e acelerar de novo – habilidades que a gazela, sua principal presa, não tem. Mais interessante ainda é que o guepardo  é extremamente atento a tudo que está acontecendo ao seu redor, inclusive quando saboreia sua presa.

Temos ai uma boa analogia para percebermos que mais do que a capacidade de chegar a um lugar muito rapidamente, temos que ter a sensibilidade e percepção de mudarmos  de direção, acelerarmos, desacelerarmos, saltarmos e mergulharmos conforme mudem as condições. O guepardo é o predador mais preparado para os imprevistos que acontecem em qualquer corrida. No palco da existência, em nossa corrida voraz precisamos estar preparados para imprevistos.

Num mundo estável, quando queremos ir do ponto A ao ponto B, a linha reta é o melhor caminho. Num mundo instável, o ponto B muda de lugar com frequência. Chegar a ele pode exigir curvas e paradas inesperadas. Pode exigir um aceleramento para muitos exaustivos, para muitos deleitosos.
Atingir um objetivo pode exigir experiências diversas de subir degrau a degrau – e entre essas experiências podem estar uma caminhada para o lado, uma volta para trás ou, inclusive, dar uma parada na carreira, acelerar muito, fazer uma imersão, ou até mesmo saborear a presa ainda vida...

É interessante que o guepardo não pode descansar depois de sua autêntica caçada. Além de correr muito rápido, ele tem que comer muito rápido e estar atento a qualquer ruído.


Outra analogia do guepardo: assim que vê uma presa em potencial, ele inicia sua carreira. Mas, se a caçada não dá certo, ele desiste daquela presa, porém, em seguida já identifica uma outra. Ou seja, seu time para tomada de decisão é muito rápido. Quer dizer, sua agilidade em mudar de direção também vale para mudar de objetivos. 

by Fábia Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário