sábado, 30 de março de 2013

Aprendizado por contraste.

Segundo Friedrich Nietzsche, não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.  A maior parte das coisas mais significantes que compreendemos, aprendemos por contraste. Tudo é uma questão de visão, escolha e decisão pessoal. Essas diferenças nas propriedades visuais que enxergamos faz com que a dimensão de algo seja distinguível ou não de acordo com o plano de fundo.

O cerne da questão, da importância, da verdade que criamos está na propriedade da nossa visão.

A forma que vivenciamos uma situação pode ser com simplicidade, tranquilidade e uma boa administração psíquica entendendo de uma forma equilibrada que tudo que passamos aqui nesta terra, sensações, sentimentos, treinamentos, são normais uma vez que estamos vivos.

Outras pessoas, se vivenciarem os mesmos sentimentos,  se não dosar, não tiver uma boa gestão psíquica poderá criar monstros onde poderia colher uma experiência de vida. Poderá abrir uma ferida, onde na verdade seria apenas um hematoma. Poderia criar uma dependência de manias, por não ter uma boa gestão psíquica.

Estamos em uma época de treinamento. Treinamos para falar e ler em inglês, treinamos na academia, treinamos para ser bons empreendedores. Porém, muitos, esquecem que o principal treinamento que devemos ter é o treinamento da gestão psíquica.

Esta gestão psíquica nos trará saúde mental para articularmos nas situações que vivenciamos. Concordo com Nietzsche quando afirma que não há fatos eternos... Realmente não há... Muitos sofrem uma eternidade pela importância que dão a determinada situação em vez de encará-la como ser humano que nasce, vive e morre. A maioria das pessoas que não conseguem gerir suas próprias vidas é porque são dependentes de verdades absolutas que criaram, se traumatizaram e enfim, tornaram-se escravas das mesmas.

Páscoa é libertação. Tudo que posso desejar, para não ficar escrevendo a noite inteira, (amo escrever)... é que quem ler este texto possa aprender a vida por contraste. Rever seus conceitos que o fazem sofrer. Questionar suas verdades absolutas, desta forma, você estará treinando o seu maior bem, sua saúde psíquica para viver livre e feliz.

by Fábia Braga.

2 comentários:

  1. Concordo, com sua idéia de gestão psíquica, que perpassa pela idéia a meu ver de equilíbrio e domínio emocional, alias a maioria dos distúrbios psíquicos advém de desequilíbrios emocionais, quer bipolaridade quer borderline, entre outras características vem surgindo a partir de traumas advindos exatamente da adoção de verdades absolutas que uma vez confrontadas detonam e confrontam tabus, tradições, costumes, entre outros que impedem a evolução social e individual. Fala-se em tecnologia da informação, formação de redes de comunicação, velocidade de comunicação, etc. Mas quando se fala em relações, em verdades ditas como absolutas o retrogrado vence, o tabu prevalece, e empobrece as relações interpessoais. Nada é absoluto no campo emocional, no campo das relações interpessoais, tudo segue uma dinâmica, tudo está em crescente evolução. Grato, estou por compartilhar de sua amizade e boa conversa no Facebook, Boa Páscoa! Boa passagem! Xerimm

    ResponderExcluir
  2. Excelente contribuição Marcelo. A gestão psíquica, o treinamento do "eu" como gestor psíquico, administrador do intelecto contribui para pessoas menos sucetíveis a desenvolver transtornos emocionais. Amo estudar, decifrar, analisar o ser humano, e percebo que as pessoas mais vulneráveis são aquelas que não tem domínio próprio e que são constantemente influenciadas pelo meio. Excelente semana. Obrigada pela contribuição.

    ResponderExcluir