sexta-feira, 3 de julho de 2015

No Bravery pela SÍRIA.

CONVIDO A TODOS A ESTA LEITURA DE CONSCIENTIZAÇÃO. 
... meu trabalho de beija-flor para ajudar a Síria...
(texto de Fábia Braga).


Todo Governo que fica muitos anos no poder, ou País governado por um único partido durante anos, torna-se uma ditadura. Isso é fato. Como dizia Steve Jobs, "Para ligarmos os pontos, temos que olhar para traz". Basta, olharmos para a história que sabemos que isso não é apenas uma tese e sim um fato, e como todos sabem, CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS.

Há quase 50 anos, a Síria é governada pelo mesmo partido, o Baath.
O país é liderado com mãos de ferro pelo presidente Bashar Al-Assad desde julho de 2000. Antes disso, seu pai, Hafez al-Assad, presidiu o país por 30 anos. Nesse período, ele proibiu a criação de partidos de oposição e a participação de qualquer candidato de oposição em uma eleição.


A estratégia destes Ditadores é o uso da fome e miséria (isso é algo normal no DNA dos Ditadores). O governo sírio controla as grandes cidades e as estradas mais importantes e tem usado a fome e a miséria como principal arma para punir a população civil, maior vítima dos conflitos.

Todo este cenário de horror gerou outros vácuos de horrores. Como está escrito nas Sagradas Escrituras - "Um abismo chama outro abismo". Este cenário fez com que surgisse insurgentes lutando por causas próprias, porém usando a bandeira da religião para libertar a Síria. Um processo de libertação que eu desconheço. Porque na libertação não há tortura. Tais rebeliões são os abismos chamados e gerados pelo abismo da ditadura dos Al- Assad.

No objetivo de derrubar o governo, colisões foram geradas entre os piores terroristas, e com isso, grupos de terroristas como Al-Quaeda, estado islâmico (minúsculo sim), entre outros, estão gerando um palco de horror que se fosse um filme, ganharia o oscar do pior terror já visto. Porém, o pior de tudo isso é que não é um filme. É uma realidade. Como sabemos, segundo as Leis Universais "semelhante atrai semelhante", e os terroristas tem ganhado adeptos no mundo inteiro.

Ainda discorrendo na linha de raciocínio que "semelhante atrai semelhante", infelizmente o palco dos horrores dos Al- Assad encontra aplausos em países como Irã, China e Russia.

Além da Liga Árabe, ONU, União Europeia e Estados Unidos sempre condenaram a violência e a repressão impostas pelo regime sírio, mas nunca intervieram no conflito.

A União Europeia e os Estados Unidos impuseram sanções econômicas unilaterais contra a Síria, mas nunca agiram de forma mais enérgica. Não adianta condenar a violência. Tem que fazer algo. A situação exige atitude.


Porque houve tanta comoção em detrimento do jornal que sofreu o atentado na França? Na verdade, no cerne do pulsar da verdade, a ONU, União Europeia e os Estados Unidos não estão nem ai para as milhares de crianças que estão morrendo. Tendo os seus sonhos interrompidos. Como a ONU, Estados Unidos e União Europeia podem falar de PAZ, sendo que não agem pela PAZ. Agir por interesses próprios usando a bandeira da PAZ, em minha visão é agir pela guerra.

Cerca de 5,5 milhões de pessoas foram deslocadas dentro da própria Síria. 3,4 milhões abandonaram suas casas e se refugiaram em países vizinhos onde são frequentemente alvo de racismo e discriminação.

Relatório divulgado em 10 de março de 2014 pela Unicef estima que 5,5 milhões de crianças tiveram suas vidas devastadas pela guerra.
Cerca de 1 milhão estão presas em áreas sitiadas ou onde a ajuda humanitária não consegue chegar.
1,2 milhão vivem refugiadas, habitando locais insalubres, onde comida, água potável e acesso à educação são limitados.
De acordo com o mesmo relatório, o número de refugiados sírios em países como Líbano, Jordânia, Turquia, Iraque e Egito deve alcançar no fim de 2014 a marca de 4,1 milhões de pessoas. Outras 9,3 milhões precisarão de ajuda até o fim de 2015.


Sabe, entendo que existe uma segregação ética para grau de gravidade de atentados e crimes contra a humanidade. Se o mesmo ocorrer em uma Potência Fashion, ou Potência Econômica, ou enfim, com pessoas formadoras de opinião, há uma comoção internacional. Presidentes do mundo inteiro marcham pela causa. Criam #. O mundo se comove. Porém, quando acontece em países que não estão no Epicentro do Glamour ou da Economia, trata-se de algo normal ou corriqueiro.

O máximo que ocorre, são pessoas se reunirem com ternos, franzirem a testa e com a boca condenar a situação. Porém não fazem nada PARA MUDAR A SITUAÇÃO... E enquanto isso... O horror continua no cenário da Síria.

Isso dói em minha alma. Dói muito.

As pessoas levantam tanto a bandeira contra o homofobia, Barack faz selfie com arco-íris, mas se esquecem que está havendo uma HUMANOFOBIA nos países que estão à margem do processo Econômico ou do Glamour da humanidade.

Não há tempo a perder. Algo precisa ser feito. As almas famintas das pessoas que querem viver tem pressa para viver.

Eu já estava deitada para dormir, comecei a pensar na situação da Síria e me levantei para escrever este texto. Lembrei também de uma música do James Blant - No Bravure. Gostaria que todos que lessem este texto, ouvissem com a alma esta letra.


"No Bravery" - James Blunt.
There are children standing here
Arms outstretched into the sky
Tears drying on their face
He has been here
Brothers lie in shallow graves
Fathers lost without a trace
A nation blind to their disgrace
Since he's been here

And I see no bravery
No bravery in your eyes anymore
Only sadness

Um comentário:

  1. as pessoas se acostumam com a banalização da violência, com o pouco valor da vida humana. obrigada por levantar a voz e as mãos por um povo sofrido, dizimado, que o mundo parece ter esquecido. obrigada pela sensibilidade que mostra que o ser humano tem alma

    ResponderExcluir