quinta-feira, 18 de abril de 2013

Análise comportamental e uso excessivo do facebook


Uma leitura rápida no perfil de alguém no Facebook nos dá hoje a medida dos relacionamentos e do comportamento em sociedade.

As relações que se estabelecem na rede virtual, justamente por serem fáceis, podem também ser frágeis. As ações não requerem muito mais do que um clique para deletar alguém da sua rede de relacionamentos, e isso parece mais simples e menos difícil de lidar do que o contato cara a cara, com todas as suas penosas interações. Estes “cliques” podem gerar conflitos reais desnecessários.

Percebo que pessoas tímidas se tornam mais tímidas. Pessoas com tendências de ter dupla personalidade, estão se assumindo assim... é complexo.

Uma rede social como o facebook pode ser comparada a um sistema complexo, em que o mais importante é o volume de interações entre seus participantes, e o número de membros. Tem gente que adiciona fake por minuto...

Como estou desenvolvendo um estudo sobre o comportamento humano, ao estudar algumas pessoas e observar o comportamento no facebook, percebi que o mesmo é completamente antagônico com a realidade.

Em outras palavras, através das publicações, curtidas, pessoas adicionadas se pode analisar, inferir e até predizer comportamentos. 

Muitas pessoas vêm assumindo traços de personalidade diferentes do mundo real. As pessoas passam a lidar com “avatares”, entes virtuais ou pseudo-personalidades, só que em outra dimensão. 

Na vida real, lidamos, igualmente, com pessoas, temos afetos, amores e desavenças. Quanto mais a pessoa se entregar e assumir uma vida virtual mais ela irá distanciar de sua realidade e mais irá retardar o processo para atingir seus objetivos reais.

Com muito carinho, fica a dica.

By Fábia Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário