terça-feira, 9 de abril de 2013

Oxigênio.

Convivo com esta frase em todas as viagens. Indo para POA na quinta - feira, não sei se estava mais centrada, mas prestei atenção nas entrelinhas da orientação e comecei a refletir sobre a vida... "Em caso de despressurização da cabine, máscaras cairão automaticamente a sua frente. Coloque primeiro a sua e só então auxilie quem estiver a seu lado". 


Muitas vezes criamos estereótipos de pessoas que em nossos ramos de atuações estamos sempre preocupados em agregar valores, melhorar pessoas, ou seja, mostrar que estamos com nossas máscaras de oxigênio contribuindo para tornar pessoas melhores.

Porém, na realidade, no recôndito de cada ser humano não é bem isso que acontece. Não estou fazendo apologia a atitudes egoístas, mas estou fazendo uma análise que para agregarmos valores a outras pessoas, melhorarmos outras pessoas, ajudarmos de alguma forma, temos que primeiro estarmos bem conosco. Não adianta fazermos um discurso perante uma pequena, média ou grande platéia sendo que dentro de nós o oxigênio está faltando. A intolerância sobrando... E ferimos quem não deveríamos ferir.

Por mais que venhamos vender belos discursos, em momentos de intolerância podemos ferir pessoas que nos amam... Ferir (significa abrir ferida), ferida deixa cicatriz. Se ferirmos por intolerância, ou pela defesa de um ego, é porque de fato estamos sem a máscara de oxigênio. Não estamos bem. Está faltando alguma coisa. O cerne do problema reside no fato do não reconhecimento que está omitindo gritos de socorro. Os gritos de socorro, para quem decifra pessoas é encontrado na necessidade de auto afirmação e auto defesa.
Para que isso? Porque intolerância? Porque julgar? Porque agredir? 

A medida que amadurecemos, evoluímos. A medida que evoluímos, aprendemos a compreender o sentimento do próximo. É complicado ferir alguém que nos quer tão bem.
Querendo ou não, ecoa... ecoa pela vida... ecoa pela eternidade... As pessoas que nos querem bem sempre nos enaltecem com uma energia extremamente positiva que nos leva a enxergar além do nosso próprio horizonte. Verdade ou não? São pessoas que nos colocam para frente porque de fato nos querem bem... muito bem...

Poderia escrever a noite toda, mas preciso dormir... Que venhamos perceber que precisamos ajustar nossas máscaras de oxigênio... Desta forma, poderemos de fato agregar valores a outras pessoas e nossos discursos serão verdadeiros.

Lembrei-me de uma música alternativa que amo Falling Slowly, do cantor Irlandês Glen Hansard. Amo esta música. Amo o filme desta música. Amo a letra desta música. Canto amo...

by Fábia Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário